Histórico


O Centro de Documentação Histórica “Prof. Hugo Alberto Pereira Neves” da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG) está ligado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da mencionada Universidade (ICHI-FURG) e teve origem nos primeiros anos da década de oitenta do século anterior, a partir do esforço coletivo dos professores do antigo Departamento de Biblioteconomia e História (DBH-FURG). No momento atual, localiza-se no novo prédio do ICHI do Campus Carreiros da FURG, onde dispõe, em seu interior, de duas unidades menores; uma destinada à informática e ao laboratório de história oral e, a outra, ao arquivamento de periódicos. O CDH é aberto a consultas para o público em geral mas configura-se, principalmente, como um aporte à realização de pesquisas e práticas pedagógicas dos Cursos de História, Arquivologia e Biblioteconomia da FURG.
Entre seus acervos estão: acervo bibliográfico e de monografias, o acervo de Documentação Eclesiástica, o acervo de Coriolano Benício, o acervo do Tribunal Regional do Trabalho, o acervo da União Operária, o Núcleo de História Demográfica e de História Oral, e o acervo de periódicos, que se divide entre jornais e revistas (científicas e de variedades)".
Texto: Carmem G. B. Schiavon.
Missão
A missão do Centro de Documentação Histórica “Professor Hugo Alberto Pereira Neves” é constituir, ampliar, estudar, divulgar, preservar e comunicar o seu acervo que possui diversos suportes documentais (documentos, fotografias, mapas, jornais, revistas, etc.) e incentivar as pesquisas históricas e de outros fins nestes acervos. Visando a valorização do patrimônio cultural, da memória e da história local (cidade do Rio Grande).

Visão


Pretende-se que o CDH seja valorizado pelo grande valor que o seu acervo possui para a história e memória local, disponibilizando aos seus pesquisadores o melhor atendimento no que tange as estruturas, materiais e acervos.
Valores
•    Salvaguarda e comunicação dos acervos
•    Preservação e conservação dos acervos
•    Realização de ações educativas junto aos acervos
•    Respeito aos princípios éticos e morais
•    Construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho e comunicação entre os funcionários
•    Apoio ao desenvolvimento e valorização dos recursos humanos


Áreas de atuação

História, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Memória e Patrimônio.


Objetivos


I.    Acolher os documentos de natureza histórica
II.   Acondicionar, catalogar e preservar a documentação histórica
III.  Disponibilizar de forma pública e gratuita seu acervo aos pesquisadores
IV.  Estimular no seio do corpo docente e discente, bem como junto à comunidade em geral, a pesquisa de cunho histórico
V.   Disponibilizar seua cervo à edificação de novas modalidades de enisno/pesquisa da ciência histórica
VI.  Auxiliar na produção de programas multimídia para divulgação da ciência histórica, com especial atenção à história local e regional
VII.  Publicar catálogos divulgando seu acervo
VIII. Promover junto à comunidade campanhas para a preservação de fontes de cunho histórico
IX.   Estimular o levantamento de novos mananciais de fontes de natureza histórica
X.    Promover novas interfaces com a comunidade em geral, na busca pela valorização de sua história.
 

Número de funcionários: 1/  Miguel Barboza Castro – Estagiário.


Público alvo: pesquisadores e alunos da universidade , mais especificamente da História, Biblio, Arquivologia e Arqueologia.

Instrumentos de pesquisa:  Acervos impressos (fotos, mapas), digitalizados, oral (transcrição e áudio)
Deve se investir um valor para pesquisa? Não.
Meios de reprodução de materiais consultados: Tirar fotos, escanear, tirar Xerox –
Acesso PNE: somente do prédio.
Condições de acervo: varia de acervo para acervo.
Rede socialhttps://www.facebook.com/cdhfurg/
Perspectivas futuras: ampliação e melhora no atendimento e na estrutura física do local

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