Uma comitiva da Comissão Coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho visitou, nesta segunda-feira (10), a Reitoria e o Centro de Documentação Histórica (CDH) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A desembargadora Maria Guilhermina Miranda e os servidoresMauricio Oliveira Agliardi, Kátia Teixeira Kneipp e Diego Airoso da Motta foram recebidos pela chefe de gabinete da reitora, Denise Varella Martinez; os pró-reitores de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação, respectivamente Renato Duro Dias e Eduardo Secchi e a professora Carmem Schiavon, coordenadora do CDH.

A visita decorre de um contrato assinado em 2012 entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e a FURG, pelo qual foi recebido um acervo de processos judiciais do TRT, alocado e sob a custódia do CDH. Esse material está à disposição para pesquisa de docentes e discentes e também para a comunidade em geral.

Na visita, a desembargadora convidou os dirigentes da FURG para a exposição que o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul inaugura na tarde desta segunda-feira, Advocacia e Magistratura Trabalhista Gaúchas: Origens e Trajetórias. O evento é às 17h30, no saguão do Foro Trabalhista de Rio Grande (rua Val Porto, 485). Tratra-se do Projeto Itinerâncias, que visa interiorizar as exposições do Memorial, valorizando o público do interior gaúcho.

A professora Carmem Schiavon, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) também informou que a FURG realiza entre os dias 24 e 26 de outubro um seminário sobre História e Patrimônio.

Fonte*